LIBERTE-SE DO PASSADO
( será mais fácil ser feliz )
por Bruno Krug
Muitas pessoas tem grande dificuldade de aceitar e gostar de si mesmas, em função do que lhes aconteceu no passado, ou do que eles mesmos fizerem no decorrer da existência. Estas pessoas esquecem que tudo tem o seu tempo, e que aprendemos e crescemos assim, por meio de experiência, apoio, sofrimento, conquistas, e de tudo o mais que compõem a vida humana.
Precisamos aprender a nos respeitar, independente do que fizemos ou não no passado, pois o que quer que tenhamos feito, foi em função das limitações daquele momento, da nossa cultura, vivências, crenças, percepção e conhecimento que possuíamos naquela época. Foram coisas que fizemos dentro das limitações que tínhamos aprendido com as outras pessoas, as quais nos ensinavam sobre a vida, dentro dos limites que as mesmas possuíam.
É claro que devemos evitar repetir os erros passados, pois isto faz parte da sabedoria, da evolução humana, mas não devemos nos condenar por erros que cometemos no decorrer da vida. Eles, os erros, fazem parte do aprendizado, e só não erra quem nada faz, e isto é um erro maior ainda, pois errar por omissão é pior do que errar por ação.
Partindo do mesmo ponto de vista, também devemos aprender a se libertar das mágoas e ressentimentos acumulados ao longo dos anos, pois as pessoas que de algum modo nos prejudicaram, também estavam limitadas e eram movidas por suas crenças, conhecimentos, percepções e motivações pessoais.
Nunca esqueça do que disse Buda: "O passado já passou. O futuro não chegou. Viva, portanto o agora."
Quanto mais você conseguir libertar-se do passado, tanto mais conseguirá viver feliz no presente. Então, jogue fora todos os sentimentos de inferioridade, culpa, mágoa, tristeza, ressentimento e raiva, e inicie uma vida mais plena e feliz agora mesmo.
Bruno Krug - Consultor Empresarial e Palestrante Motivacional
Excellence Escola de Negócios
A excelência das empresas está atrelada à excelência das pessoas
Santo Ângelo ( 55 ) 3312-5477
Nenhum comentário:
Postar um comentário