Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Lise Rigol | Cartomante Online | Tarot | Espiritualidade (@liserigoltarologa)
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Houdini
O ilusionista Houdini era dos que na sua época perfilhavam o raciocínio do «se há uma fraude, tudo é fraude». É por isso um herói nos meios ateístas, tal como O Grande Randi, outro ilusionista tomado do mesmo tipo de fúria, só superada pelo preconceito e desconhecimento. Cá em Portugal, para não ficarmos atrás, temos o Luís de Matos,ilusionista que vai pela mesma via. Afinal, ele é profissional da ilusão, ele «sabe como se faz».
Se hoje os fenómenos paranormais são tão mal compreendidos, imagine-se o que era naquela época. Nos teatros da América e da Europa, exibiam-se médiuns que por esta ou aquela razão comercializavam a sua mediunidade, sendo exibidos como curiosidades de feira, a par com habilidosos ilusionistas que encenavam em palco aparições, movimentos de objectos e outros efeitos especiais. Enchiam recintos de espectáculos e faziam-se pagar bem. Aproveitavam a popularidade do Modern Spiritualism e pretendiam apresentar em palco os fenómenos de que as massas ouviam falar e não compreendiam. Os recursos cénicos desse tempo eram tão limitados que esses ilusionistas chegavam a apresentar em palco pessoas com fato preto com desenho a braço de um esqueleto e apresentavam as caricatas figuras como os «mortos»!
Naturalmente, que se se apresentassem como aquilo que eram – ilusionistas - nada haveria a dizer. Mas assim, tratava-se efectivamente de fraude.
Houdini tomou nas suas mãos a missão de acompanhar a Polícia às salas de espectáculos, e de, a meio da actuação, saltar para o palco e expor o mecanismo das ilusões. Fosse por ignorância ou má-fé, o que Houdini tentava fazer era equiparar o Modern Spiritualism a esses espectáculos de sabor ingénuo. Era uma questão pessoal, uma má vontade que punha tudo no mesmo saco e levava tudo à frente.
Era como se hoje um ilusionista saltasse para a barraca dos fenómenos da feira, e demonstrasse que a Rapariga-Polvo é afinal um jogo de espelhos. Se tal acontecesse, ficaríamos na dúvida sobre o que é mais ridículo: acreditar na veracidade da Rapariga-Polvo ou querer «desmascarar» a «farsa». Mas pior ainda seria pretender que não existem polvos, apenas porque uma rapariga, graças a um jogo de espelhos, pode fazer-se passar por um polvo!
Mais ainda: Houdini atacava indistintamente os vendedores de ilusões que se aproveitavam da ignorância popular, e as pessoas honestas que professavam a crença no Modern Spiritualism invadindo-lhes as reuniões com a Polícia atrás, num arremedo norte-americano da Santa Inquisição de má memória.
Mas como cada um tem a maturidade moral que tem, e a evolução é lenta para todos, aceitemos compassivamente a mesquinhez dos Houdinis e dos seus admiradores.
http://blog-espiritismo.blogspot.com.br/2012/10/breve-resposta-fiolhais-houdinis-ca.html- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Postagens mais visitadas deste blog
Quando Algo Quebrar Não Reclame!
Muitas vezes quebram coisas em nossa casa ou simplesmente quando nos damos conta derrubamos certas coisas e pronto caiu no chão e ficou em caquinhos.Tem pessoas que entram em panico quando quebra alguma coisa, mas as pessoas não deveriam reclamar quando quebra algo dentro de casa, certo dia um espirito chamado Luis Henrique me disse: muitas vezes a energia ta tão pesada em certas casas que as coisas começam a quebrar sozinhas, quebra pratos,pires, tigelas de vidro de dentro dos armários que ficam em pedacinhos, e as pessoas ficam apavoradas já imaginam que é coisa de espirito, de casa mal assombrada, mas muitas vezes é a energia negativa que ta tão acumulada naquele local ou naquela casa que o mundo espiritual da uma ajudinha extra e faz com que estas energias ao invés de atingir o campo energético das pessoas que moram naquele local, fazem com que esta energia negativa fique distribuída em alguns objetos que ao quebrarem...
🕊️ Quando Algo Quebrar, Não Reclame: Pode Ser o Mundo Espiritual Limpando Sua Casa
Você já passou por isso? Um objeto cai no chão sem explicação… um copo quebra, um prato estilhaça ou, do nada, um pires que estava guardado há anos se despedaça dentro do armário? Muita gente pensa logo em azar, briga com alguém da casa ou até entra em pânico. Mas e se eu te dissesse que isso pode ser uma forma do mundo espiritual te proteger? Em 28 de outubro de 2012, recebi uma mensagem psicografada do espírito Luis Henrique que mudou para sempre a forma como eu vejo essas situações. E hoje, quero compartilhar com você. 🔮 Objetos Quebrados Podem Ser Sinais de Limpeza Espiritual Segundo essa mensagem espiritual, muitas vezes a energia de um ambiente está tão densa e carregada , que a espiritualidade atua diretamente nos objetos da casa para evitar que essa carga negativa atinja os moradores. Pratos, copos e tigelas — especialmente de vidro ou porcelana — quebram sozinhos ou “por acaso” como um mecanismo de dissipação energética . “As coisas começam a quebrar sozinhas... É o m...
Comentários