Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Lise Rigol | Cartomante Online | Tarot | Espiritualidade (@liserigoltarologa)
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
PARTE 4 – Brevíssimo enquadramento histórico
A casa da família Fox em Hydesville, berço do Modern Spiritualism
Em meados do século XIX, as «mesas girantes» estavam na moda, e a maior parte das pessoas que tinham conhecimento desse fenómeno tomavam-no apenas como passatempo, sem cogitarem do motivo pelo qual elas se mexiam, estalavam, giravam, e «davam respostas» às perguntas dos convivas, através de um alfabeto de pancadas (uma batida para A, duas para B, etc.).
Outras pessoas ficaram intrigadas por esse e outros fenómenos e lançaram-se a investigar as suas verdadeiras causas. Ficaram famosos na época os acontecimentos deHydesville, nos Estados Unidos, quando uma pacata família protestante passou a ter regularmente as suas noites atormentadas por misteriosas pancadas nas paredes e no tecto da casa de madeira em que viviam.
Esses acontecimentos, protagonizados pela família Fox, inauguraram na América do Norte um novo movimento, que teve o apoio e adesão de correntes cristãs estabelecidas, a oposição e perseguição de outras, e tomou o nome de Modern Spiritualism, Espiritualismo Moderno, ou Novo Espiritualismo. Já temos falado das Irmãs Fox e do Modern Spiritualism aqui no blogue, e há vasta documentação acerca do tema.
Mas quem vai à procura apenas do que corrobore a sua (des)crença, brandirá sempre os argumentos contra, que geralmente não passam do seguinte raciocínio:
«Se é possível fraudar um fenómeno, então todos os fenómenos semelhantes são fraude».
O cientista Faraday foi dos que na altura se propuseram «desmascarar a farsa das mesas girantes». As experiências foram inconclusivas. Faraday concebeu uns discos de papel, que cobriu de pó de talco e colocou em cima de uma mesa, mandou os colaboradores colocarem as mãos sobre os mesmos, e como nada aconteceu, concluiu que se sem pó de talco a mesa não mexe, é porque quando mexe é porque adere às mãos! Foi isto, com mais uns quantos floreados académicos.
Inútil salientar o absurdo desta «experiência», mas para os cépticos pirrónicos, a «farsa das mesas girantes» ficou definitivamente «desmascarada». O facto de cientistas imparciais terem confirmado a veracidade dos fenómenos paranormais emergentes na época, aos cépticos não interessa… E muitos desses cientistas até eram radicalmente contra a crença na imortalidade da alma e consequentemente da comunicabilidade dos Espíritos. Só que mudaram de ideias após o estudo sério.
Entre eles contam-se nomes como os de Ernesto Bozzano, Cesare Lombroso, Coronel de Rochas, Sir Oliver Lodge, Sir William Crookes (Nobel da Química), Charles Richet (Nobel da Medicina), Gabriel Delanne, e muitos outros.
Muitos dirão que isso era dantes, e que hoje já não vale. Curiosamente, a opinião de Faraday continua a ser boa. Só a dos cientistas «maus» é que caducou... E além do mais, nos nossos dias a investigação continua, com resultados que vão corroborando a veracidade do fenómeno mediúnico.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Postagens mais visitadas deste blog
Quando Algo Quebrar Não Reclame!
Muitas vezes quebram coisas em nossa casa ou simplesmente quando nos damos conta derrubamos certas coisas e pronto caiu no chão e ficou em caquinhos.Tem pessoas que entram em panico quando quebra alguma coisa, mas as pessoas não deveriam reclamar quando quebra algo dentro de casa, certo dia um espirito chamado Luis Henrique me disse: muitas vezes a energia ta tão pesada em certas casas que as coisas começam a quebrar sozinhas, quebra pratos,pires, tigelas de vidro de dentro dos armários que ficam em pedacinhos, e as pessoas ficam apavoradas já imaginam que é coisa de espirito, de casa mal assombrada, mas muitas vezes é a energia negativa que ta tão acumulada naquele local ou naquela casa que o mundo espiritual da uma ajudinha extra e faz com que estas energias ao invés de atingir o campo energético das pessoas que moram naquele local, fazem com que esta energia negativa fique distribuída em alguns objetos que ao quebrarem...
🕊️ Quando Algo Quebrar, Não Reclame: Pode Ser o Mundo Espiritual Limpando Sua Casa
Você já passou por isso? Um objeto cai no chão sem explicação… um copo quebra, um prato estilhaça ou, do nada, um pires que estava guardado há anos se despedaça dentro do armário? Muita gente pensa logo em azar, briga com alguém da casa ou até entra em pânico. Mas e se eu te dissesse que isso pode ser uma forma do mundo espiritual te proteger? Em 28 de outubro de 2012, recebi uma mensagem psicografada do espírito Luis Henrique que mudou para sempre a forma como eu vejo essas situações. E hoje, quero compartilhar com você. 🔮 Objetos Quebrados Podem Ser Sinais de Limpeza Espiritual Segundo essa mensagem espiritual, muitas vezes a energia de um ambiente está tão densa e carregada , que a espiritualidade atua diretamente nos objetos da casa para evitar que essa carga negativa atinja os moradores. Pratos, copos e tigelas — especialmente de vidro ou porcelana — quebram sozinhos ou “por acaso” como um mecanismo de dissipação energética . “As coisas começam a quebrar sozinhas... É o m...
Comentários